quarta-feira, março 31, 2010

Filosofia




Semana que vem, quarta-feira, dia 07/04, entrega do relatório de Filosofia.
Trabalho em Grupo, não se esqueçam!

CEAAP

O Centro de Estudos Atendimento & Aprimoramento Profissional promove alguns cursos na área de psicologia, com preços especiais para estudantes e Associados aos programas desenvolvidos por eles. Caso voce tenha interesse, nos links abaixo e veja maiores informações:

Perfil do Psicólogo Hospitalar
Avaliação Psicológica na Psicologia Hospitalar
A Criança e a Hospitalização
Jogos e Dinâmicas com foco em competências para seleção

terça-feira, março 30, 2010

Anatomia Humana


Pra quem está "perdido", uma tábua de salvação!
Tendo em vista a aproximação da nossa prova de Anatomia Humana no dia 12/04, na próxima segunda-feira (dia 05/04) e sexta-feira (dia 09/04) das 13:00 às 15:00 horas, haverá um horário de estudo reservado à nossa turma com o Renan, no Laboratório.
Aproveitem!

So para LEMBRAR

Amanha, depois da aula de Filosofia...

Tem a entrega do AMIGO CHOCOLATE

Só para NAO ESQUECER



05/04 - Data limite para atividades referentes à Unidade II de Antropologia
05/04 - Data limite para atividades referentes a Unidade II e III de Lingua Portuguesa
06/04 - Prova de História da Psicologia
07/04 - Entregar relatório de Filosofia
08/04 - Prova de Biologia
12/04 - Prova de Anatomia Humana

domingo, março 28, 2010

Prática Profissional

Amanhã 29/03, teremos o Seminário de Prática Profissional, cujo tema é Psicologia do Trânsito.

Segue o link do roteiro da aula, enviado nesta data pelo Prof. Xandó

Roteiro Psicologia do Trânsito

sexta-feira, março 26, 2010

História da Psicologia - Matéria Veiculada na Folha de S. Paulo

Os assinantes da Folha, podem clicar aqui

Pra quem não é assinante, segue abaixo a matéria transcrita


21/03/2010 - 09h41
Menina é "esquecida" no Pinel por 4 anos
LAURA CAPRIGLIONE
da Folha de S.Paulo


A menina 23225 --é assim que ela está registrada nos prontuários médicos-- foi internada aos 11 anos no Hospital Psiquiátrico Pinel. "Inteligente, agressiva, indisciplinada, sem respeito, fria e calculista", escreveram dela os que a levaram à instituição-símbolo da doença mental de São Paulo.

Psiquiatras, enfermeiros e psicólogos do Pinel logo viram que o caso de 23225 dispensava internação. Deram-lhe alta. Mas, como a garotinha não tem quem a queira por perto, já são mais de 1.500 dias, ou 4 anos e três meses esquecida dentro da instituição de tipo manicomial.

A menina não é psicótica ou esquizóide; não é do tipo que ouve vozes ou vê o que não existe. Uma médica do hospital resumiu assim o problema: "O mal dela é abandono".

Em termos técnicos, 23225 foi catalogada no Código Internacional de Doenças como sendo F91, que designa transtorno de conduta --desde agressividade até atitudes desafiantes e de oposição.

Miudinha, cabelos cacheados, 23225 tinha apenas quatro anos quando a avó colocou-a em um abrigo para crianças de famílias desestruturadas. O ciúme, diz a mulher, vai acabar com ela. Era só 23225 ver outra criança recebendo carinho e armava uma cena. Jogava-se no chão, chorava. Virou "difícil".

BUQUÊ NO CHÃO

Até os sete anos, a menina não conhecia a mãe, que cumpria pena por roubo e tráfico de drogas. A mulher é usuária de crack. Reincidente, enfrenta agora outra temporada de sete anos atrás das grades.

O primeiro encontro das duas foi um desastre. Uma saía da Penitenciária Feminina, a outra a esperava, vestidinho branco, e um buquê de flores para entregar. A mulher xingou a filha e o buquê ficou no chão.

No dia 8 de novembro de 2005, o abrigo conseguiu que um juiz internasse 23225 na Clínica de Infância e Adolescência do Pinel, voltada para quadros psiquiátricos agudos. Os atendimentos duram no máximo 18 dias e o paciente é logo reenviado para seu convívio normal. Se cada 18 dias contassem como uma internação, a menina 23225 já teria sido internada 86 vezes.

DEITADA NA RUA

"Essa internação contraria toda e qualquer política atual de saúde mental, além de provocar danos irreversíveis, já que [a menina] vivencia cotidianamente a realidade de uma enfermaria psiquiátrica para casos agudos e é privada de viver em sociedade e de frequentar a escola", relatou o diretor do Pinel, psiquiatra Eduardo Augusto Guidolin, em 8 de março de 2007.

À Folha, a avó da menina, evangélica da igreja Deus é Amor, disse que acaba de conseguir um emprego com carteira assinada --serviços gerais, R$ 480 por mês. "Não vou pôr a perder por causa dela".

Certa vez, em fuga do Pinel, 23225 deitou-se no meio da rua em que mora a avó --queria morrer atropelada: "Eu tinha acabado de dizer que aqui ela não podia ficar".

O diretor do Pinel pediu a todos os santos dos abrigos: à Associação Aliança de Misericórdia, Parque Taipas, à Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, ao Instituto de Amparo à Criança Asas Brancas, de Taboão da Serra, ao Abrigo Irmãos Genésio Dalmônico, ao Abrigo Bete Saider, em Pirituba, à Associação Santa Terezinha, ao Abrigo Amen-4, entre outros, que arrumassem uma vaga para 23225 viver. A menina moraria no abrigo, poderia frequentar uma escola, e receberia atendimento psiquiátrico ambulatorial em um Centro de Atendimento Psicossocial mantido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Não deu certo. Ou os abrigos alegavam não ter vagas, ou diziam não ter vagas para alguém com o "histórico Pinel". Em duas oportunidades, dois abrigos concordaram em acolher a menina. Ela quis voltar para o hospital. Outras tentativas precisariam ser feitas.

PROTESTOS

O médico Guilherme Spadini dos Santos, então coordenador do Napa (Núcleo de Atenção Psiquiátrica ao Adolescente), do Pinel, escreveu ainda em 2005, em um relatório: "O isolamento social é extremamente prejudicial aos quadros de transtorno de conduta. O hospital psiquiátrico não é local para tratamento de longa duração. A paciente precisa ser encaminhada para serviço ambulatorial especializado para continuar seu tratamento e para que se promova sua reinserção na sociedade".

Em 18 de dezembro de 2006, o diretor do Pinel informava que a menina já se encontrava em alta médica havia vários meses, permanecendo na instituição por ordem judicial. "Essa situação permanece porque a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social não consegue nos indicar um abrigo para onde se possa encaminhá-la. [A menina] está sendo privada de uma vida social e educacional a que tem direito, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente."

Em 10 de novembro de 2009, Guidolin endereçou ao procurador regional dos direitos do cidadão do Ministério Público Federal, um ofício em que manifesta "indignação desta equipe técnica que por diversas vezes acionou o Judiciário solicitando a desinternação desses adolescentes que na ocasião precisavam apenas de um abrigo para moradia e dar continuidade a seu atendimento médico ambulatorial. Cabe à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social definir o local de abrigamento."

OUTRAS CRIANÇAS

No mesmo texto, o diretor dizia haver outras crianças "nessa mesma situação".

Em 6 de agosto de 2008, o Pinel enviou ao Judiciário pedido de desinternação de 23225, e de dois outros adolescentes: L. (internado por ordem judicial em 3/2/2005, alta no mesmo ano) e A.C. (internada em 17/ 8/2007, em alta desde 12/11/ 2007).

Segundo funcionários do Pinel, até a última sexta-feira, apenas a adolescente 23255 seguia internada. Agora, a secretaria diz ter encontrado uma vaga para a menina.

Os nomes de 23255 e seus parentes foram suprimidos dessa reportagem, assim como quaisquer referências que permitam identificá-la, em atenção ao que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Outro lado

"Faltam equipamentos do Estado para acolher e fazer o tratamento de pessoas com comprometimento psíquico", disse o Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, juiz da Vara da Infância e da Juventude do Foro da Lapa, que cuida do caso da menina 23225. De acordo com o juiz, ela não tem condições de permanecer em abrigo com outras crianças, sem acompanhamento especial de um cuidador constante. "Quando está em crise violenta, não há como contê-la", disse.

"Já tentamos dois abrigos e o resultado foi muito ruim. Ela quebrou coisas, machucou a si e a outras pessoas. Por isso, foi mandada de volta para o Pinel, onde recebe tratamento segundo as possibilidades do Estado. Nas atuais circunstâncias, o Pinel é o melhor lugar para ela."

Sobre a negativa dos abrigos em receber a menina, o juiz afirmou: "Ninguém a aceita pelo histórico dela".

Ele concorda que toda a situação configura um desrespeito em relação ao Estatuto da Criança e Adolescente, "mas enquanto não houver os equipamentos ou outro lugar, ela tem de permanecer lá. Eu sou inerte. Não posso tomar a frente, tenho que esperar que algum órgão tome a iniciativa".

Secretaria da Saúde

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde, à qual o Pinel está subordinado, disse que "obedece decisão do Poder Judiciário para manter a paciente em sua enfermaria de agudos".

A secretaria e o hospital afirmam que o local indicado pela Justiça não é adequado, uma vez que o transtorno de conduta da paciente não justifica, sob o ponto de vista clínico, uma internação psiquiátrica.

"Tanto que o hospital vem trabalhando no sentido de procurar alternativas de moradia e tratamento da paciente em outros locais, como abrigos e Caps [Centros de Atenção Psicossocial]."

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social disse por intermédio de sua assessoria de imprensa que a menina 23225, até 2005, estava acolhida em um abrigo. Manifestava "comportamento por vezes agressivo". "Seu atendimento passou a ser isolado, em uma edícula, acompanhada de uma mãe social."

Segundo a assessoria, a secretaria vem buscando desde 2009 atuar "com o Hospital Pinel, a Vara da Infância da Lapa e o Centro de Atenção Psicossocial Infantil", em busca de "um atendimento integral à adolescente". "A secretaria e o abrigo R. conseguiram abrir uma vaga para a menina e já se iniciou o processo de transferência do Hospital Pinel para um abrigo."

quinta-feira, março 25, 2010

Curso de Introdução à Psicologia Econômica

Coordenação Geral:
Prof. Dr. Geraldo Barbieri
Profa. Dra. Vera Rita de Mello Ferreira

Introdução
Os estudos sobre comportamento econômico e tomada de decisão vêm se expandindo de forma crescente nas últimas décadas na Europa e EUA, despertando o interesse de pesquisadores, especialistas em finanças e diversas outras áreas, investidores e profissionais do mercado financeiro também no Brasil. A constatação de que atitudes puramente racionais não costumam predominar quando se trata de decisões econômicas, o que é visível tanto em movimentos coletivos de bolhas ou pânico em torno de investimentos, quanto na dimensão individual de reincidência em erros e prejuízos causados por escolhas infelizes, têm resultado no exame cuidadoso destas chamadas anomalias.
O curso aborda a evolução de pesquisas nessa linha, cujo início data de mais de 100 anos, colecionando já dois Prêmios Nobel de Economia (Herbert Simon, 1978, e Daniel Kahneman, 2002), o que nos permite, atualmente, desvendar inúmeros comportamentos que anteriormente pareceriam intrigantes. Diversos fatores cognitivos e emocionais presentes no processo decisório são explorados, com detalhamento sobre sua potencial interferência negativa, uma vez que implicam distorções importantes de percepção, memória e avaliação dos dados. Ao examinar experiências de escolha em situações de incerteza e risco, lança-se luz sobre o uso de simplificações ou “atalhos mentais”, e vieses que deles decorrem, o que dificulta a análise rigorosa das perspectivas futuras, resultando em erros sistemáticos que, de outra forma, poderiam ser evitados.
Publico-alvo
Profissionais e interessados no campo de Psicologia Econômica, Finanças Comportamentais e Economia Comportamental, com formação em áreas como Psicologia, Contabilidade, Economia, Administração, Políticas Públicas, Direito, Microfinanças, Informação, Serviço Social, Meio-Ambiente, Ciência Política, Sociologia, Antropologia; profissionais de bancos; auditores e contadores; planejadores financeiros pessoais; alunos e ex-alunos da FIPECAFI que tenham necessidade de aprofundar os conhecimentos psico-econômicos sobre processo decisório
Docente Responsável
Vera Rita de Mello Ferreira - psicanalista, consultora, doutora (PUC-SP), com tese sobre Psicologia Econômica, representante no Brasil da IAREP (International Association for Research in Economic Psychology) e autora dos livros Psicologia Econômica – estudo do comportamento econômico e da tomada de decisão e Decisões Econômicas – você já parou para pensar? [ site da professora ]
Carga Horária
30 Horas
Carga horaria minima para receber o certificado: 75%
Datas
De 07 de abril a 16 de junho, aulas às quartas-feiras
Horários
19:00 às 22:00
Local
As aulas serão ministradas na nova sede da FIPECAFI, situada à Rua Maestro Cardim, 1170 - Bela Vista.
Investimento Valor Total do Investimento: R$1.000,00, incluindo livro: "Decisões Econômicas – você já parou para pensar?".
Para saber mais ligue: 2184-2020 ou entre em contato pelo e-mail: extensao@fipecafi.org


Maiores informações :http://www.fipecafi.org/extensao/extensao-introducao-psicologia-economica.aspx

quarta-feira, março 24, 2010

CURSO DE APRIMORAMENTO EM TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA EM SAÚDE MENTAL

Coordenação:
Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto
Profª. Dra. Mariangela Gentil Savoia
Público Alvo: Profissionais da Área de Saúde
Professores Responsáveis:
Andréa Vianna Armando Ribeiro das Neves Neto, Dra. Alice Maria de Carvalho Delitti, Dra. Cibele Andruciolli, Cristiana de Oliveira Lima, Dra. Daisy Hernandes, Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto, Dr. Hildeberto Tavares, Jayde Regra, Maria Zilah Silva Brandão, Prof. Dr. Marcio Antonini Bernik, Maria Claúdia Bravo ,Profª Priscila Derdyk, Dra. Simone Castilho, Dr. Tito Paes de Barros Neto, Dra. Vera Tess, Dra. Regina Wielenska, Zenon Lotufo Jr ,Walquíria Trícoli.
PROGRAMA
Introdução à Psicoterapia e a Terapia Comportamental
Análise Aplicada do Comportamento
Terapia de Grupo
Introdução à Terapia Cognitiva
Terapia Comportamental para Crianças e Adolescentes
Terapia Cognitiva da Depressão
Terapia Comportamental Cognitiva dos Transtornos Ansiosos
Terapia Comportamental Cognitiva nas Disfunções Sexuais e Terapia de Casal
Terapia Comportamental Cognitiva dos Transtornos Alimentares
Terapia Comportamental Cognitiva na Psicose
Terapia Comportamental Cognitiva nos transtornos: Fobia Social, Fobias Específicas e Estresse Pós Traumático
Terapia Comportamental Cognitiva no Transtorno Obsessivo Compulsivo
Medicina Comportamental , Dor, . Insônia e Tabagismo
Psicofarmacologia

Informações: Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria HCFMUSP
Fone: (11)3069-6988/3069-7925
Aulas Teóricas uma vez por mês: Sexta-feira: 14:00 às 21:00 horas e Sábado das 09:00 às 17:00 horas.
Supervisão semanal dos alunos residentes em São Paulo em horário a combinar.
Supervisão dos alunos residentes fora de São Paulo às sextas-feiras do curso das 09 horas às 13 horas.
Documentos necessários para seleção: curriculum vitae resumido de três páginas e duas cartas de apresentação e taxa de inscrição, envie por fax: (11) 3069-7925, e-mail amban@amban.org.br pelo correio para:
Ambulatório de Ansiedade Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas da FMUSP
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos s/nº - 5ºandar - AMBAN - Cerqueira César -
CEP 05403-010 São Paulo - SP

Workshop - clique na imagem para ampliar

Visita ao Manicômio Judiciário

email recebido da Keila nesta data, sobre a visita ao Manicômio Judiciário

Prezados alunos,
Seguem informações de como chegar ao Manicômio de ônibus.


Pegar o trem que vai sentindo Francisco Morato que sai da Luz mais ele passa tambem na Barra Funda (tanto faz pega-lo na Luz ou Barra Funda)
Descer na estação de Franco da Rocha, atravessar a linha do trem, e virar a direita é uma calçada longa com vários pontos de ônibus e eles são identificados tem um poste com o nome
Pegar o ônibus Pq. Vitória e pede informação para o cobrador de onde descer (deixem claro que irão para o Manicômio, e não para o Juqueri , nem tampouco para a Penitenciária, pois em Franco as pessoas confundem muito estas instituições e na maioria das vezes dão informações erradas)


Fone Manicômio: 44495533 ramal 235
Celular Margarida: 91331874 e 7437-5854

terça-feira, março 23, 2010

Cursos em outros Estados

Curso de Extensão em Psicologia Hospitalar do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária de Cardiologia

Instituição: Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Fundação Universitária de Cardiologia
Temática: Curso de Extensão em Psicologia Hospitalar
Data: março a julho de 2010
Local: Centro Cultural Rubem Rodrigues
Endereço: Av.Princesa Isabel, 370 - Santana- POA- RS
Inscrições ou investimento:
Informações: Fone/ Fax (51) 3219.2802 – 3223.5793
Site: www.cardiologia.org.br
E-mail: icfuc@cardiologia.org.br


Curso de Psicologia Hospitalar da Fundação Universitária de Cardiologia

Instituição: Fundação Universitária de Cardiologia
Temática: Psicologia Hospitalar
Data: de março a julho de 2010 - sábados alternados
Local: Centro Cultural Rubem Rodrigues
Endereço: Av.Princesa Isabel, 370 - Santana- POA- RS
Inscrições ou investimento: 3 X R $165,00
Informações: 32237393 - 33235793
Site: www.cardiologia.org.br
E-mail: icfuc@cardiologia.org.br


Curso de Psicologia nas Emergências e Desastres

Instituição: NUPE – Núcleo de Psicologia das Emergências
Professores:
Eliana Márcia Martins Fittipaldi Torga - MG
Lilian Almeida Couto Viana - MG
Vânia Camanzi –MG
Maria Helena Pereira Franco – Professor Convidado - SP
Temática: Psicologia nas Emergências e Desastres
I - INTRODUÇÃO – Teoria
• Definição de desastre, urgência e emergência
• Urgência Psicológica
• Crise psicológica – conceitos, fases e reações
• Mecanismo do estresse
• Trauma e TEPT
• Luto
• Resiliência
II - INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL EM CRISE:
Conceitos:
• Princípios da Intervenção em Crises.
• Procedimento básico de intervenção.
• Níveis de intervenção em crises.
Prática:
• Primeros Auxilios Psicológicos (PAP).
• Ferramentas de Intervenção
• Protocolos
• Regras especiais.
III - NECESSIDADES DO PROFISSIONAL INTERVENIENTE ➢ COMPETÊNCIAS NAS RELAÇÕES DE AJUDA
• A empatia.
• Escuta ativa.
• Comunicação
• Ética e bioética
• Abordagens de enfrentamento aos riscos à saúde do profissional
IV- ATENÇÃO AOS FAMILIARES
• Abordagem;
• Necessidades;
• Intervenções.
Data: 30 de abril e 1° de maio de 2010
Local: Hospital Vila da Serra
Endereço: Alameda da Serra, 499 - 7ºandar - Bairro: Vila da Serra -Nova Lima/ BH/MG
Investimento:
Até 13 de março: R$ 400,00 podendo ser dividido em 2 parcelas
De 15 de março a 17 de abril: R$450,00 integral
Não serão aceitas inscrições após 17 de abril
Inscrições e Informações: até 17/04/2010
Email: nupe.neoambiente@hotmail.com
Site/Blog: http://nupe-psicologianasemergencias.blogspot.com/
Telefone para Contato:
Telefone: (31) 3212.7228
Celular: (31) 9923.7228
Responsável: Lilian Almeida Couto Viana – CRP-13.507/04 SBPH:0007

A Psicologia no Contexto Hospitalar

Proposta: Curso teórico-prático que visa contemplar as especificidades da atuação do psicólogo hospitalar,debruçando-se sobre situações clínicas que ocorrem no cotidiano do hospital.
Público: Estudantes de Psicologia, Psicólogos e Profissionais da área de saúde.
Período: Abril a Setembro de 2010 – Início 29/04/2010
Carga Horária: 72 horas
Investimento Mensal: R$ 100,00
Horários:
Quintas-feiras – 18:30 às 21:30 h (Turma 01)
Sábado (quinzenal) – 9:00 às 12:00 (Turma 2)
Local: Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos - HUPES (Hospital das Clínicas)
Sala de Aula A – 1º andar
Inscrições e Informações:
Karine (9938- 8226), Elisa (91137520), Fernanda (8196-2262) e Paula 91975656
Email: psicologiaehospital@yahoo.com.br
Temas:
Introdução à Psicologia no Contexto Hospitalar
Cirurgia Bariátrica e Obesidade Mórbida;
Hospitalização Infantil; Interconsulta Psicológica, Psicossomática, Infectologia;
UTI Adulto: Viabilizando a subjetividade num contexto mecanizado;
UTI Neonatal: Psicologia, Prematuridade e Intervenção Precoce;
Transplantes: Hepático, Renal, Cardíaco, Pulmonar e Medula Óssea;
O psicólogo na Hemodiálise: a cronicidade como ofício
Psicologia e Obstetrícia: Gestação de risco ePsicopatologias do Puerpério;
Psico-cardiologia: Emoção entope veia?
Alterações Psicopatológicas: Como diagnosticar?
Corpo: Marcas corporais e Cirurgias mutiladoras
Atualização da Relação Médico-Paciente; inserção da Psicologia em convênios de saúde;
Filosofia da Morte; Psicanálise aplicada a terapêutica;
Prática Orientada no Hospital.
Coordenação:
Psic. Sheyna Cruz Vasconcellos
Coord. do Serviço de Psicologia do Complexo HUPES
Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde (Psicologia) - Hupes
Coord. do Serviço de Psicologia do Núcleo de Obesidade (NTCO)
Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (Ucsal)
Especialista em Psicologia Hospitalar (Ruy Barbosa)
Especialista em Teoria da Clínica Psicanalítica (UFBA)
Pós-graduada em Transtornos Alimentares e Obesidade Mórbida (USP)
Docente da Universidade Jorge Amado – Unijorge
Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH)
Associação de Psicologia de São Paulo antiga Sociedade de Psicologia de São Paulo

(ASPSP) promove a:


Jornada Desafios da Prática Profissional do Psicólogo Organizacional e do Trabalho

Dia 24 de abril de 2010

Local: Universidade Cruzeiro do Sul

Rua Galvão Bueno, 868 – Liberdade

CAMPUS LIBERDADE

Composta pelas seguintes mesas:


9:00 às 12:00 –: Possibilidades e limites para a atuação na área da Psicologia do Trabalho


Orientação para o trabalho, desemprego e qualificação: possibilidades de intervenção do psicólogo no sistema público de emprego, trabalho e renda (SINE)

Marcelo Afonso Ribeiro - Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Doutor em Psicologia Social e do Trabalho no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


Militância, pesquisa e trabalho no campo da economia solidária

Cris Fernández Andrada - Sócia-cooperada da Verso Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Consultoria. Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


14:00 às 17:00 – Possibilidades e limites para a atuação na área da Psicologia Organizacional e da Saúde do Trabalhador


Limites e possibilidades de atuação em Psicologia Organizacional

Anete Farina de Souza - Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do CPAT – Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


Contribuições da Psicologia Sócio-histórica para uma atuação crítica do psicólogo nas organizações

André Rodrigues Lemos Bruttin - Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorando em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Limites e possibilidades de atuação em saúde do trabalhador

Andréia de Conto Garbin - Psicóloga na área de Saúde do Trabalhador e do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de SBC e Supervisora de Estágio da UNICSUL. Especialista em Saúde do Trabalhador e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP.


INFORMAÇÕES

Fone 3091-1645,

das 13:30 às 17:00 com Neide


INSCRIÇÕES

Pelo correio: preencher a ficha de inscrição e remetê-la juntamente com um cheque nominal cruzado ou cópia do depósito em conta corrente em nome da Associação de Psicologia de São Paulo, pelos valores a seguir:


Estudantes: R$ 60,00

Para alunos da UNICSUL: R$ 50,00

Alunos Sócios da ASPSP: R$ 30,00

Psicólogos: R$ 80,00

Psicólogos Sócios da ASPSP: R$ 50,00

Alunos da UNICSUL podem se inscrever no Laboratório de Avaliação Psicológica


Desconto de R$ 5,00 para inscrições antecipadas ou para grupos no evento.


Inscrição como Sócio na ASPSP no evento (com desconto):

Aspirantes (alunos) R$ 20,00.

Titulares (profissionais): R$ 50,00


Por fax: enviar a ficha de inscrição preenchida junto com uma cópia do depósito ou DOC para o Fax: 3813-8895, até dia 20 de abril. O depósito deve ser feito no:


Banco Banespa/Santander (033), Agência 0658, conta corrente: 13 005053-6.


Ou enviar pelo correio até 16 de abril para o seguinte endereço: Associação de Psicologia de São Paulo. - Av. Professor Mello Moraes 1721, Bloco G. Cidade Universitária, São Paulo - SP. CEP: 05508-030.

Inscrições no local a partir das 8:00 horas

Informativo - Visita ao Manicômio Judiciário

email enviado pela Prof. Margarida, retransmitido pela Keila, para conhecimento da turma

"Pessoal

Peço, por favor, que repassem esse e-mail com as informações e orientações abaixo, de suma importância:

1. todos os alunos devem levar o RG para poderem entrar sem problemas - é comum irem sem nenhum documento, o que causa transtornos e não posso garantir a entrada se estiverem sem o documento de identidade;

2. não é permitido o uso de máquina fotográfica, portanto não adianta levar;

3. todos devem levar o próprio lanche, pois não teremos nada para comer e la´perto do Hospital não tem lanchonete - devem se alimentar antes de entrar na Colônia onde será a Festa;
4. usem com roupas confortáveis e não decotadas, curtas, chamativas, bem como não se utilizem de brincos, anéis, colares etc.

5 . tendo em vista que não contaremos com a participação dos outros cursos (enfermagem, odonto,etc), tive que fazer uma adaptação na programção, conforme instruções abaixo - POR FAVOR ATENTEM PARA OS HORÁRIOS, POIS NAS ÚLTIMAS ATIVIDADES OU OS ALUNOS CHEGAM MUITO ANTES DO HORÁRIO OU MUITO DEPOIS... Nossas ações seguirão o roteiro abaixo:

- 11:00hs: recepção dos alunos na entrada da Colônia Feminina pela Profa. Margarida - serão dadas as instruções básicas

- 11:30hs: entrada na Colônia para interação com as pacientes - os alunos devem se apresentar e convidá-las para a atividade no pátio da Colônia

- 11:45hs: no pátio farei uma retrospectiva dos 10 anos de convênio, das atividades realizadas e explicarei a proposta do dia - importância da higiene, principalmente levando-se em conta a aproximação do inverso e cuidados necessários com a gripe suina - se algum aluno quiser me ajudar, agradeço.

- 12:15hs: distribuição dos kits de higiene - vamos ter um protocolo de recebimento que as pacienets devem assinar quando receberem o material - dividiremos em ordem alfabética e precisarei de uma média de 06 alunos que se encarregarão de conferir o nome da paciente na lista, pedir para assinarem e entregarem o kit - muitas não sabem assinar, então basta colocar um ok que ela retirou o dela.

- 13:30: atividade recreativa - dança, roda de conto ou outra qualquer

- 14:00hs: entrega dos chocolates e refirgerantes que serão consumidos na hora- seria bom que os alunos levassem maquiagem para proporcionarem uma atividade lúdica, maquiando as pacienets, como feito no ano retrasado

- 14:30: fechamento com dança circular

Bom, acho que era só.

Aproveito para agradecer a todos que estão colaborando, seja com doações, na logística, no envio de e-mails, nas orientações aos alunos, etc!!!

Abraço
Profa. Margarida"

Videos de Psicanálise

Vídeos Gratuitos de Psicanálise

http://www.sbpi.org.br/webc.asp

Vídeos Gratuitos de Psicanálise

Para ter acesso entre na pagina www .sbpi.org.br em: Acesso Restrito, digite:

Usuário: videos

Senha: gratuitos

Curso de acompanhamento terapêutico

Coordenação:

Prof. Dr. Francisco Lotufo Neto
Profª. Andréa Machado Vianna

Acompanhamento terapêutico é uma forma de intervenção e ou complemento de um tratamento multidisciplinar, no qual o AT (Acompanhante Terapêutico) vai até o ambiente natural do indivíduo, intervir junto ao paciente no comportamento alvo.
Visa preparar profissionais e estudantes (a partir do 3° ano) de Medicina, Psicologia e Enfermagem nas técnicas de acompanhamento terapêutico.

Professores responsáveis:

Armando Ribeiro das Neves Neto, Célia Vaisbich Ignácio, Juliane Pietro Peres, Dra. Luciana Lima de Siqueira, Luiz Guilherme Guerra, Manoel J. P. Simão, Márcia Rocha Pitta Ferraz, Maria Claudia Bravo, Dra. Mariangela Gentil Savoia, Dra. Simone Mancini Castilho, Thiago Sampaio
Programa:

Papel do Acompanhante Terapêutico (AT)
Aspectos Práticos do Trabalho do Acompanhante Terapêutico (AT)
Análise do Comportamento e técnicas comportamentais
Modelo Cognitivo e técnicas cognitivas
Transtornos Psiquiátricos: Ansiedade, Alimentares, Depressivos, Psicoses - Quadro clínico e atuação do Acompanhante terapêutico (AT)
Noções Básicas de Psicofarmacologia
Medicina Comportamental
Transtorno da infância e Adolescência

Horário:

As aulas serão quinzenais e sempre aos sábados dás 08h00 às 17h00;
1o módulo – Teórico - Início em março
2º módulo – Prático com supervisão
* Para atendimento em ambiente domiciliar é necessário disponibilidade de horário.
Fone:(11) 3069-6988 ou 3069-7925 com Luciana
E-mail: amban@amban.org.br

link: www.amban.org.br

Informações sobre cursos

Um site com vários cursos interessantes

Pra quem se interessar
link: http://www.portaleducacao.com.br/psicologia

Curso online terapia cognitivo comportamental

Investimento: R$ 174,15 ou 3x de R$ 58,05 sem juros no cartão
Carga Horária: 60 horas
Turma disponível: 01/04/2010 a 30/04/2010

O curso traz o histórico da terapia cognitivo e comportamental, os principais conceitos e técnicas desta abordagem, também alguns instrumentos utilizados.

link : http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/cursos/481/curso-de-terapia-cognitivo-comportamental

Curso online de Psicologia Hospitalar

Investimento: R$ 227,32 ou 3x de R$ 75,77 sem juros no cartão
Carga Horária: 100 horas
Turma disponível: 01/04/2010 a 31/05/2010

link: http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/cursos/220/curso-de-psicologia-hospitalar/afiliado/2632

Curso